Simbolo da Zootecnia 
 
História da Medicina Veterinária no Mundo
 
História da Medicina Veterinária, criação do Conselhos
 
Símbolo da Zootecnia

Em 31 de março de 2010, foi publicado no Diário Oficial da União, a Resolução CFMV no. 934, de 10 de dezembro de 2009, a qual cria o Símbolo da Zootecnia com todas as sua referências. Sua instituição oficial permite a padronização e unificação da imagem que representa a Zootecnia no Brasil, fortalecendo e criando uma identificação visual da profissão e da ciência que esta imagem representa, principalmente dentro do Sistema CFMV/CRMVs.

Dentre os ícones que formam o Símbolo, o aro externo e interno, círculos perfeitos, na cor preta indicam processo de continuidade da vida e a integração entre todos os seres vivos e o meio ambiente. As engrenagens, na cor preta, na parte inferior, contêm obrigatoriamente 13 dentes, número que faz alusão ao dia 13 de maio, dia do Zootecnista; além disso, remetem a interface desta área com as demais ciências agrárias e em especial faz inferência aos aspectos da engenharia da produção animal inerentes à própria Zootecnia.

Na parte superior, entre os aros, está a expressão “Zootecnia”, grafada em preto, a qual indica objetivamente a ciência e a profissão que este simboliza. No centro, em último plano, a letra “Z”, na cor vermelha, também representa sinteticamente a profissão.

Ainda, ao centro, em segundo plano, o trevo de três folhas em verde mostra a relação da Zootecnia com a produção vegetal destinada à produção animal. O perfil bovino estilizado, em primeiro plano, também remete à produção animal. Juntos, os três símbolos centrais, conformam a idéia geral da cadeia agroindustrial.

O Símbolo é um patrimônio de classe, o qual fica oficializado como Símbolo da Zootecnia a ser utilizado pelos Conselhos Federal e Regionais da Medicina Veterinária. As mesmas entidades também têm como atividade supervisionar o uso desta imagem já que este é um patrimônio da classe Zootécnica. De acordo com a Resolução CFMV no. 934, o Símbolo poderá ser usado como distintivo pessoal de lapela; em veículos; aplicado no material de correspondência dos Conselhos de Medicina Veterinária; inserto em Galhardete, flâmula ou faixa, como também em medalha ou placa e, por fim, para divulgação.

Resolução Nº 934, de 10 de dezembro de 2009 Cria Símbolo da Zootecnia.

 

 


 

Rua Conselheiro Theodoro, 460 - Zumbi - Recife-PE - CEP 50711-030 - PABX: (81) 3797.2517 - FAX: (xx81) 3797.2523 / Atendimento - FAX: (xx81) 3797.2514 / Diretoria