Solenidade marca outorga de honrarias e balanço de gestão com transmissão

No dia 8 de setembro, a partir das 19h, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Pernambuco (CRMV-PE) realizará uma solenidade com transmissão ao vivo pelo Youtube (bit.ly/34Me6y4) e Instagram (@crmpe) para marcar a entrega dos prêmios Professor José Wanderley Braga 2020, a mais importante honraria pernambucana da Medicina Veterinária; e o Mérito Zootécnico 2020, que anualmente homenageia o trabalho de um zootecnista pernambucano com contribuição de destaque.

Neste ano, o médico veterinário Marcelo Weinstein Teixeira é o agraciado do prêmio Professor José Wanderley Braga, com nome apresentado e votado democraticamente durante plenária específica. “Muito me honra receber este prêmio, que com certeza sempre foi um desejo íntimo. Não por vaidade, mas pelo respeito e admiração que tenho a tudo que o Professor José Wanderley Braga significou para a Medicina Veterinária de Pernambuco e do Brasil. Ser merecedor de uma honraria tão grande me enche de felicidade e gratidão e muito me motiva para prosseguir nessa maravilhosa profissão”, afirma Teixeira, que é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde 1989, e seguiu se especializando continuamente. No currículo traz o título de mestre em Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), de doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e ainda pós-doutor em Células-tronco e Terapia Celular pela Universidade do Texas (Texas A&M), desde 2015.

Além dos seus 31 anos de profissão, há mais de 20 anos Marcelo atua em prol do crescimento e valorização da classe como conselheiro, membro de diretoria do CRMV-PE, e, também, como membro efetivo da Comissão de Ética e Bem-Estar Animal do CFMV. O agraciado hoje é o atual presidente do CRMV-PE, trazendo na sua bagagem profissional uma bem-sucedida trajetória como cirurgião-veterinário e, ainda, como professor associado do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA) da UFRPE, com atuação na graduação e pós-graduação. Suas linhas de pesquisa são terapia celular, biomateriais, ortopedia e transplantes.

A agraciada do Mérito Zootécnico também foi fundamental na formação de várias gerações de Zootecnistas do estado de Pernambuco. Graduada pela UFRPE em 1980, Lúcia Maia Cavalcanti lecionou no Departamento de Zootecnia da instituição pela qual se formou de 1984 a 2018. Foram 34 anos lecionando, aos ingressantes do curso, sobre o histórico da profissão, áreas de atuação e conduta ética do profissional da Zootecnia. Ainda no currículo, os títulos de mestre em Zootecnia (1986) e de doutora em Ciência Veterinária (2016), ambos pela UFRPE. Teve atuação no campo da pesquisa com equídeos, como membro do Núcleo de Pesquisa Equina (NPE/DZ/UFRPE) e do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada à Produção Animal (BIOPA).

Além de sua notável competência como educadora e pesquisadora, a professora Lúcia Maia sempre se destacou pelo seu jeito compreensivo e humano, uma marca registrada que cativou colegas de trabalho e alunos, uma qualidade fundamental para a harmonia e desenvolvimento da profissão no estado.

A solenidade marca ainda o balanço da atual gestão do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Pernambuco (CRMV-PE), que se despede após o triênio 2017-2020. Na ocasião, serão fornecidas informações sobre as propostas feitas durante a campanha e as realizações em três anos de atuação.

O formato virtual do evento, inédito na história do CRMV-PE, leva em consideração as medidas de segurança e de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19), uma situação que, terminantemente, proíbe aglomerações. Na sede do Conselho, dada a natureza da solenidade, haverá apenas a presença física de pouquíssimas e imprescindíveis pessoas, e ainda assim respeitando todas as orientações sanitárias.

A solenidade acontece no dia 08 de setembro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube (bit.ly/34Me6y4) e Instagram (@crmvpe) do Conselho.

Acompanhe! Contamos com sua audiência.