PABX: (81) 3797.2517 – FAX: (xx81) 3797.2514

EXPEDIENTE:

Seg. a Qui.: 08h às 17h
Sex: 08h às 14h

Dúvidas sobre a eleição CRMV-PE para o triênio 2020 – 2023

A eleição para composição da diretoria executiva e corpo de conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pernambuco (CRMV-PE) para o triênio 2020-2023 está marcada para o dia 22 de julho, das 9h às 17h. Pela primeira vez o processo eleitoral terá também a modalidade de voto online, que poderá ser efetuado através de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones e tablets com sistema IOS ou Android, notebooks, computadores e etc.

No intuito de simplificar para os eleitores, preparamos um FAQ com as principais dúvidas relacionadas ao processo. Confira:

Confira:

1 – O voto é obrigatório?

Sim. O voto é obrigatório a todos os médicos veterinários e zootecnistas possuidores de inscrição principal (VP) no CRMV-PE que se enquadram no previsto pela Resolução CFMV nº 958/2010.

2 – Tenho débitos no Conselho. Como faço para votar?

Você deve regularizar sua situação junto ao Conselho antes da eleição. Para os que optarem pelo voto online (voto pelo site), o prazo para negociar os débitos com o CRMV-PE é até 02 de julho de 2020; se não fizer a negociação até essa data, automaticamente o eleitor terá que votar presencialmente. Para os que optarem pelo voto presencial ou por correspondência, o prazo se estende até a data do pleito.

3 – Quais são as modalidades de voto?

São disponibilizadas três modalidades de voto: online, presencial e por correspondência (mediante solicitação até o dia 02 de julho pelo e-mail: eleicao2020@crmvpe.org.br).

4 – Como votar online?

Para dar aos profissionais inscritos mais tempo hábil para a atualização cadastral, o CRMV-PE decidiu prorrogar a data de envio da carta-senha necessária para o voto. Assim, a senha provisória será enviada no dia 15 de julho ao endereço de e-mail que você cadastrou no SISCAD. Caso não se lembre do e-mail cadastrado ou mudou o endereço, não perca tempo! Atualize já seu cadastro através do link: siscad.cfmv.gov.br/usuario/login ou pelo nosso site: crmvpe.org.br.

Você utilizará a senha provisória contida na carta para criar uma senha definitiva acessando o site crmvpe.eleicaonet.com.br. A alteração da senha é obrigatória e poderá ser feita a partir do recebimento.

A votação estará disponível somente no dia 22 de julho de 2020, no horário de 09h às 17h.

5 – Não estou conseguindo acessar o site da eleição para alterar a senha. Como proceder?

Para isso é preciso limpar o cache do seu navegador.

No Chrome

  1. No computador, abra o Chrome;
  2. No canto superior direito, clique em “mais”;
  3. Clique em “mais ferramentas” e “limpar dados de navegação”;
  4. Na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo. Para excluir tudo, selecione “todo o período”;
  5. Marque as caixas ao lado de “cookies e outros dados do site” e “imagens e arquivos armazenados em cache”;
  6. Clique em “limpar dados”.

No app do Chrome

  1. No seu smartphone Android, abra o app Chrome Chrome;
  2. No canto superior direito, toque em “mais”;
  3. Toque em “histórico e limpar dados de navegação”;
  4. Na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo. Para excluir tudo, selecione “todo o período”;
  5. Marque as caixas ao lado de “cookies e dados do site” e “imagens e arquivos armazenados em cache”;
  6. Toque em “limpar dados”.

Para outros navegadores e apps, consulte o site crmvpe.eleicaonet.com.br.

6 – Não recebi a carta-senha para o voto online. Como devo proceder?

Se ao fim do dia 15 de julho você não tiver recebido a senha provisória, encaminhe um e-mail para o endereço eleicao2020@crmvpe.org.br, até o dia 17 de julho, solicitando a segunda via da carta-senha. Lembre-se de atualizar seus dados cadastrais para garantir o recebimento.

7 – Como votar presencialmente?

A votação presencial acontecerá somente na sede do CRMV-PE, em Recife, Pernambuco, das 9h às 17h do dia 22 de julho de 2020. No local serão disponibilizados computador e urna para os eleitores.

8 – Como os votos serão computados?

Os votos serão encriptados com chave assimétrica (chave utilizada para iniciar e finalizar a eleição) e registrados no banco de dados, impedindo assim a identificação do voto. Somente após a finalização do processo eleitoral os votos poderão ser desencriptados e contabilizados.

9 – Como votar por correspondência?

Se deseja votar por correspondência, você deverá solicitar o kit eleitoral via e-mail (eleicao2020@crmvpe.org.br) até o 02 de julho, informando nome completo, CPF, número de inscrição no CRMV-PE e endereço. O kit será enviado ao endereço que consta no SISCAD. Caso não se lembre do e-mail cadastrado ou mudou o endereço, atualize seu cadastro através do link: siscad.cfmv.gov.br/usuario/login ou pelo nosso site: crmvpe.org.br.

O kit conta com quatro documentos: cédula eleitoral; envelope pequeno amarelo; carta de encaminhamento e envelope médio pardo.

Os passos para votação são:

  1. Na cédula eleitoral, assinale a chapa para a qual deseja votar. Insira a cédula no envelope amarelo e cole.
  2. Preencha a carta de encaminhamento, assine e reconheça firma em cartório. Insira a carta de encaminhamento e o envelope amarelo (lacrado e com a cédula de votação dentro) no envelope pardo.
  3. Encaminhe o envelope pardo com os demais documentos nele inseridos à Comissão Eleitoral Regional (o endereço já estará impresso no envelope).

Você deverá postar o voto com antecedência à data do pleito, garantindo sua chegada na caixa postal até as 17h do dia 22 de julho de 2020.

10 – Solicitei material para voto por correspondência, porém não efetuei meu voto. Posso votar em outra modalidade?

Sim. Mesmo tendo solicitado o material para voto por correspondência, se o voto não foi encaminhado, você poderá votar online ou presencialmente no dia do pleito.

Se você optar por votar online ou presencialmente, o voto por correspondência não será computado.

11 – Consigo votar por e-mail?

Não. As opções são: presencial, por correspondência ou por meio digital (voto online no site: crmvpe.eleicaonet.com.br).

12 – Como atualizar meus dados cadastrais?

É importante que todos os inscritos mantenham seu cadastro atualizado para que recebam corretamente as comunicações oficiais do Conselho, seja por correspondência física ou eletrônica. Ressaltamos mais uma vez que a opção do voto online só será possível para aqueles que estiverem com o endereço eletrônico (e-mail) atualizado no sistema, pois disso depende o envio e o recebimento da carta-senha necessária para o voto. Para conferir seus dados cadastrais e alterar o que estiver desatualizado de forma rápida, segura e independente, acesse o link siscad.cfmv.gov.br/usuario/login ou nosso site crmvpe.org.br.

Se ainda assim houver dificuldades, nossos colaboradores estarão disponíveis para dar orientações. Para agilizar o seu atendimento, acesse o link: crmvpe.org.br/sessoes/processo-eleitoral/, faça o download do requerimento de atualização cadastral e, com o documento preenchido, envie a solicitação para o e-mail: pessoafisica@crmvpe.org.br. Dúvidas podem ser retiradas através dos whatsapps: 81. 99635.6260 (atendimento) e 81. 99649.1499 (ascom).

13 – Sou isento de anuidade. Preciso votar?

Se você for um profissional atuante, mesmo que já tenha sido isentado da anuidade, o voto é obrigatório.

14 – Não poderei votar. Posso justificar a ausência?

Resolução CFMV nº 948/2010 determina como possíveis justificativas para a ausência de voto:

  1. Morte de familiar com até segundo grau de parentesco no período de sete dias anteriores à eleição;
  2. Emergência médica que afete o profissional, cônjuge, pais ou filhos;
  3. Privação de liberdade;
  4. Sinistro natural ou sanitário na área de jurisdição do CRMV-PE ou de residência do profissional;
  5. Convocação judicial para data coincidente com a da votação;
  6. Viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio da correspondência;
  7. Acidente grave afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos.

As justificativas estão sujeitas a análise do Plenário do CRMV-PE, podendo ser deferidas ou não.

15 – Como faço para justificar a ausência?

Você deve encaminhar a justificativa acompanhada de documentos comprobatórios ao e-mail: eleicao2020@crmvpe.org.br até o dia 22 de julho (1º turno) e 07 de agosto (2º turno).

16 – Não votei e não justifiquei. O que acontece?

De acordo com a Resolução CFMV Nº 948/2010, será aplicada multa equivalente a 30% do valor da anuidade de 2020. O boleto de cobrança da multa será encaminhado ao profissional em prazo máximo de 30 dias, contados do resultado da eleição.

 

Siga os perfis oficiais do CRMV-PE nas redes sociais e fique por dentro de todo o processo eleitoral:

Facebook: @crmvpe

Instagram: @crmvpe

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da Comissão Eleitoral, eleicao2020@crmvpe.org.br.

 

 

CONFIRA O FAQ EM PDF PARA DOWNLOAD. Clique: FAQ Eleição 2020 – CRMV-PE