Tire suas dúvidas sobre a eleição

Tire suas dúvidas sobre a eleição do CRMV-PE para o triênio 2020/2023

A eleição para composição de diretoria e conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pernambuco (CRMV-PE) para o triênio 2020-2023 está marcada para o dia 06 de julho. Pela primeira vez o processo eleitoral será eletrônico, assim, você poderá efetuar seu voto através de qualquer dispositivo IOS ou Android com acesso à internet (smartphone, tablet, notebook, PC, etc).Vale ressaltar que as normas eleitorais são de responsabilidade do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O regional deve seguir todas as orientações relacionadas à forma de votar, prazos, multas.

Com o intuito de facilitar para os eleitores, preparamos um FAQ com as principais dúvidas que podem existir relacionadas ao processo.

Confira:

1- O voto é obrigatório?

Sim. O voto é obrigatório para todos os médicos-veterinários e zootecnistas possuidores de inscrição principal (VP) no CRMV-PE que se enquadram no previsto pela Resolução CFMV nº 958/2010.

2 – Tenho débitos no Conselho. Como faço para votar?

Você deve regularizar sua situação junto ao Conselho antes da eleição. Para os que optarem pelo voto online (voto pelo site), o prazo para negociar os débitos com o CRMV-PE é até 16 de junho de 2020. Caso a negociação não seja feita até essa data, automaticamente, o eleitor terá que votar presencialmente. Para os que optarem pelo voto presencial ou por correspondência, o prazo se estende até a data do pleito.

3 – Quais são as modalidades de voto?

São disponibilizadas três modalidades de voto: online, por correspondência (mediante solicitação até o dia 15 de maio de 2020) e presencial.

4 – Como votar online?

Aguarde a carta-senha, que será enviada a partir da segunda quinzena do mês de maio ao endereço que você cadastrou no SISCAD, caso não se lembre do e-mail cadastrado ou mudou o endereço, atualize seu cadastro através do link: https://siscad.cfmv.gov.br/usuario/login ou pelo nosso site: http://crmvpe.org.br/.

Para votar, você utilizará a senha provisória contida nessa carta para criar uma senha definitiva acessando o site crmvpe.org.br/eleicoes.php. A alteração da senha é obrigatória e poderá ser feita a partir do recebimento.

A votação estará disponível somente no dia 06 de julho de 2020, das 09h às 17h.

5 – Não recebi a carta-senha para o voto online. Como devo proceder?

Se até  30 de maio você não receber a carta-senha, encaminhe um e-mail para eleicao2020@crmvpe.org.br até o dia 10 de junho solicitando a segunda via.

6 – Como votar presencialmente?

A votação presencial acontecerá somente na sede do CRMV-PE, no Recife, capital do estado de Pernambuco, das 9h às 17h, do dia 06 de julho de 2020. No local serão disponibilizados computador e urna para os eleitores.

7 – Como votar por correspondência?

Se deseja votar por correspondência, você deverá solicitar o kit eleitoral via e-mail (eleicao2020@crmvpe.org.br) até o dia 15 de maio, informando nome completo, CPF e número de inscrição no CRMV-PE. O kit será enviado ao endereço que consta no SISCAD, caso não se lembre do e-mail cadastrado ou mudou o endereço, atualize seu cadastro através do link: https://siscad.cfmv.gov.br/usuario/login ou pelo nosso site: http://crmvpe.org.br/.

O kit conta com quatro documentos: cédula eleitoral; envelope pequeno amarelo; carta de encaminhamento; e envelope médio pardo.

Os passos para votação são:

1. Na cédula eleitoral, assinale a chapa para a qual deseja votar. Insira a cédula no envelope amarelo e cole.

2. Preencha a carta de encaminhamento, assine e reconheça firma em cartório. Insira a carta de encaminhamento e o envelope amarelo (lacrado e com a cédula de votação dentro) no envelope pardo.

3. Encaminhe o envelope pardo com os demais documentos nele inseridos à Comissão Eleitoral Regional (o endereço já estará impresso no envelope).

Você deverá postar o voto com antecedência à data do pleito, garantindo sua chegada na caixa postal até as 17h do dia 06 de julho de 2020.

8 – Como atualizar meus dados cadastrais?

Acesse o link: siscad.cfmv.gov.br/usuario/login ou o nosso site: crmvpe.org.br/.

9 – Sou isento de anuidade. Preciso votar?

Se você for um profissional atuante, mesmo que isento da anuidade, o voto é obrigatório.

10 – Não poderei votar. Posso justificar a ausência?

Resolução CFMV nº 948/2010 determina como possíveis justificativas para a ausência de voto:

1. Morte de membro da família com até segundo grau de parentesco no período de sete dias anteriores à data da eleição;

2.Emergência médica que afete o profissional, cônjuge, pais ou filhos;

3. Privação de liberdade;

4. Sinistro natural ou sanitário, na área de jurisdição do CRMV-PE ou de residência do profissional;

5. Convocação judicial para data coincidente com a da votação;

6. Viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio da correspondência;

7. Acidente grave afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos.

As justificativas estão sujeitas a análise do Plenário do CRMV-PE, podendo ser deferidas ou não.

11 – Como faço para justificar a ausência?

Você deve encaminhar a justificativa acompanhada de documentos comprobatórios ao e-mail: eleicao2020@crmvpe.org.br até o dia 06 de julho (1º turno) e 06 de agosto (2º turno).

12 – Não votei e não justifiquei. O que acontece?

De acordo com a Resolução CFMV Nº 948/2010, será aplicada multa equivalente a 30% do valor da anuidade de 2020. O boleto de cobrança da multa será encaminhado ao profissional em prazo máximo de 30 dias, contados do resultado da eleição.