PABX: (81) 3797.2517 – FAX: (xx81) 3797.2514

EXPEDIENTE:

Seg. a Qui.: 08h às 17h
Sex: 08h às 14h

Profissionais comparecem em peso ao I Workshop sobre Entrepostos de Carnes em Supermercados

Foi um sucesso a realização do I Workshop sobre Entrepostos de Carnes em Supermercados promovido, na última terça-feira (4), pela Adagro-PE em parceria com Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) e sua Comissão de Alimentos de Origem Animal, com apoio da Consultechs Consultoria e Capacitação Técnica. Médicos Veterinários e Zootecnistas lotaram o auditório do Conselho Pernambucano para acompanhar a programação, que contemplou diversos temas, entre eles, a estrutura e legislação aplicada, responsabilidade técnica e programas de autocontrole.

O presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, esteve presente na abertura, dando boas-vindas ao público. Ao lado dele, completaram a mesa de honra, Paulo Roberto de Andrade, presidente da Adagro PE; Glenda Luna de Holanda, também da Adagro; Valéria Rocha Cavalcanti, presidente do CRMV-PB; José de Arimatéia, vice-presidente do CRMV-RN; Antônio Auro da Silva, presidente do CRMV-PI; e Otto Cabral Portela, da Comissão de Saúde Pública do CRMV-AL. Entre os palestrantes, grandes especialistas da área, como Alessandra D’Alencar, Flávio Silva, Glenda de Holanda e Kalina Rebêlo Monteiro.

Marcelo Teixeira, presidente do CRMV-PE, ficou muito satisfeito com o sucesso do evento. “Para nós é uma grande satisfação ver essa iniciativa ocorrendo, pois a qualificação é o passo mais importante para o crescimento da classe. Parabenizamos também a Adagro pela sensibilidade ao tema, pela transparência de vir aqui, passar para as pessoas detalhes do que realmente faz parte das normativas. Isso ajuda o entendimento, além de facilitar a fiscalização para eles e o atendimento das normas para os profissionais”, afirma Teixeira.

Paulo Lima, presidente da Adagro, concorda que a realização de iniciativas como esta são essenciais para a classe. “Esse workshop é fundamental para a universalização do conhecimento, por meio dele os fiscais da Adagro têm a oportunidade de repassar para os responsáveis técnicos as orientações necessárias acerca da legislação vigente, visando a uniformização de procedimentos. A partir do momento que as informações são transmitidas, esperamos que ocorram menos inconformidades operacionais promovendo assim a melhoria da eficiência dos processos”.

De acordo com Márcia Belo, médica veterinária e presidente da Comissão de Alimentos de Origem Animal do CRMV-PE, a ideia de promover o I workshop sobre entrepostos de carnes em supermercados surgiu porque foi identificada uma necessidade de alinhamento entre profissionais e agentes fiscalizadores.

Há uma lei estadual, nº 58/2017, que traz diretrizes aos açougues de supermercados. Porém ainda assim as dúvidas são constantes. “A portaria dá direcionamentos, mas não é totalmente orientadora. Com isso as incertezas sobre os procedimentos necessários continuam surgindo. O workshop é uma oportunidade única de trocar ideias, reunir os RTs do segmento, promover um debate construtivo… Uma dinâmica que traz benefícios a todos os envolvidos”, diz.

Márcia ainda ressalta que a aplicação dos sistemas de Segurança do Alimento exigidos pela Adagro não é algo ensinado obrigatoriamente nas universidades, o que torna ainda mais importante a realização de cursos como esse, que afinam os profissionais com as normas da instituição. “Acontece de um profissional iniciar o trabalho de RT e por não ter feito nenhum curso de capacitação e atualização, não exerce de fato a responsabilidade técnica e também não procura os órgãos competentes para pedir ajuda. É isso o que queremos evitar. Essa falta de trocas. Aproximar entidade e profissionais, para que haja constantemente capacitação ou reciclagem de conhecimentos”.

Depois do sucesso do evento, novas edições do workshop, no Recife e também em municípios do interior pernambucano, estão sendo estudadas.

 

Para ver mais fotos, clique aqui