Saúde única, selvagens e pequenos animais concentram atenções no II Amazonvet e Congresso Nacional de Animais Selvagens

Fotos: CFMV

Após mais de 70 horas de palestras e debates, permeados por networking e troca de experiências: assim terminou a programação científica do II Amazonvet – Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal, que neste ano abrigou, ainda, o Congresso Nacional de Animais Selvagens. Aproximadamente 1.300 participantes, entre profissionais e estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia e áreas afins, compareceram, entre 20 e 22 de agosto, ao centro de convenções Hangar, em Belém (PA).

Ao longo do evento, os temas campeões de audiência, seja no discurso dos palestrantes, seja na lotação das salas, foram saúde única, zoonoses, proteção da fauna silvestre e tratamentos clínicos e cirúrgicos para cães e gatos. Essas atrações dividiram a preferência com apresentações na sala sobre grandes animais e sanidade, onde se falou sobre agronegócio, clínica e cirurgia de equinos, entre outros assuntos.

A organização do Amazonvet foi do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), em parceria com os regionais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins, e o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Já o Congresso foi idealizado pela Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV). Estiveram presentes os presidentes dos CRMVs dos seguintes estados: Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Acre, Roraima, Maranhão, Ceará  e Paraíba.

Cerimônia de encerramento teve homenagens, premiação e anúncio de hospital veterinário público em Belém

O evento terminou com homenagens aos médicos-veterinários Jairo Moura de Oliveira, na área de animais selvagens, e Edson Brito Ladislau, escolhido profissional do jubileu de ouro, em alusão aos 50 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), completos em 2019. Na cerimônia, também foram premiados quatro dos 380 trabalhos científicos pré-selecionados para o congresso: dois na categoria Profissional e dois na Acadêmico.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, falou ao público, parabenizando as equipes do CRMV-PA e da CNAS/CFMV pela qualidade do evento. “Os senhores congressistas nos proporcionaram esse evento brilhante, caloroso e rico. Incrível esse encerramento com salão cheio – e não é porque vai ter coquetel, eu também estou com fome, mas pela excelência do congresso”, disse, num dos vários momentos em que arrancou risos divertidos da plateia.

O último a falar foi o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que anunciou a construção do Hospital Público Veterinário Dr. Vahia, para atender à população carente da capital paraense e que vai funcionar no antigo centro de zoonoses, a partir do primeiro semestre de 2020, de acordo com a previsão.

Veja mais:

Grandes, pequenos e selvagens: até quinta-feira, Amazonvet 2019 sedia palestras e debates diversificados

Tráfico de animais selvagens será principal tema de fórum

Assessoria de Comunicação do CFMV