Conselho de Medicina Veterinária de Pernambuco comemora 50 anos de atividades

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) promove nesta quarta-feira (24), às 19h, em seu auditório, uma solenidade de comemoração aos 50 anos de atividade da instituição, que possui mais de 4.500 médicos veterinários e zootecnistas inscritos. São cinco décadas cumprindo rigorosamente o papel de orientar o exercício do ofício, zelando pela ética da profissão em todas as suas áreas de atuação. Para a cerimônia comemorativa, o presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, recebe o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, membros do conselho e da diretoria pernambucana, representantes de outras regionais e ex-presidentes do CRMV-PE, como o Dr. Luiz de Oliveira e Silva Sobrinho, o primeiro presidente da regional, que assumiu o mandato em 28 de julho de 1969, sendo também o médico veterinário com registro 0001 do conselho.

Para o presidente Marcelo Teixeira, a comemoração dos 50 anos do CRMV-PE chega num momento muito propício, pois há um questionamento nacional por parte do governo sobre a necessidade da atuação dos conselhos de classe. Com uma trajetória de sucessos e conquistas coletivas para as profissões que representa e para a sociedade como um todo, Marcelo vê nessa comemoração uma forma de reafirmar o papel fundamental dos conselhos na manutenção e desenvolvimento das profissões. “Não dá para se pensar numa sociedade produtiva, saudável e sustentável a longo prazo sem a atuação dos conselhos de classe. No nosso caso específico, em 50 anos de atividades, conquistamos diversas melhorias na qualidade do trabalho dos profissionais, além de termos conquistado o reconhecimento da sociedade quanto a importância do médico veterinário e do zootecnista na manutenção da saúde única, o que envolve animais, seres humanos e meio ambiente”, explica Marcelo.

A comemoração pelos 50 anos do CRMV-PE chega exatamente um ano após os 50 anos da criação da Lei nº 5.517, que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e transferiu para a própria classe a função fiscalizadora do exercício profissional, tendo em vista que o governo sempre se mostrou inoperante nessa atividade. Assim surgiram os conselhos federal e regionais, conhecidos atualmente como Sistema CFMV/CRMVs.

Com grandes acontecimentos externos movimentando o cenário nacional, o Conselho Pernambucano também comemora conquistas internas, já que acaba de iniciar uma grande ampliação da sede – a segunda maior da história da regional – que prevê mudanças práticas para oferecer mais conforto e serviços mais ágeis para toda a classe. Além disso, neste momento, a instituição também celebra a renovação da frota de automóveis, o que vem possibilitando uma fiscalização mais incisiva do conselho fora da Região Metropolitana do Recife; e a interiorização das ações educativas, como palestras e cursos de capacitação profissional gratuitos, que passaram a acontecer com regularidade no interior pernambucano, garantindo aos profissionais dessas localidades chances iguais aos da capital.

Outras conquistas incluem a criação de um canal exclusivo para denúncias, via whatsapp; a implantação da votação online, que já estará ativa nas próximas eleições presidenciais do CRMV-PE; o fortalecimento da Zootecnia dentro do sistema regional, com mais representatividade e espaço, e também a decisiva atuação do Conselho Federal, com apoio unânime das regionais, no combate à expansão dos cursos de Medicina Veterinária na modalidade à Distância no Brasil.

O CRMV-PE ainda pode celebrar o êxito de uma importante bandeira dessa gestão: o combate ao exercício ilegal da profissão, um mal que Pernambuco e o Brasil enfrentam há anos e que precisa ser urgentemente coibido, principalmente nas cidades do interior, onde há um maior registro de ocorrências. Após uma bem-sucedida campanha contra a atuação dos chartalões, o Conselho se prepara para iniciar uma nova etapa, focada no repasse de informações para a sociedade.

As comemorações pela data serão iniciadas nesta quarta-feira (24), mas os 50 anos oficiais acontecem no dia 28 de julho, domingo.

Serviço – 50 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco

Quando: Quarta-feira, 24 de julho

Local: Sede do Conselho (Rua Conselheiro Theodoro, 460 – Zumbi, Recife – PE)