Mapa lança portal para centralizar informações sobre Saúde Animal

A Coordenação de Informação e Epidemiologia (CIEP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou portal com novo formato e conteúdo com o objetivo de centralizar as principais informações sobre epidemiologia das doenças de maior importância em Saúde Animal. O Portal CIEP também tem como premissa tornar mais fácil o processo de notificação obrigatória de doenças, de acordo com a IN Mapa nº 50/2013. “Todos os médicos veterinários sabem da necessidade da notificação obrigatória desde a graduação, mas se sentem perdidos quando precisam fazê-la de fato, ainda mais quando é preciso conhecer a incidência e a ocorrência destas doenças na população”, afirma a médica veterinária e auditora fiscal federal agropecuária, que atua com ponto focal de epidemiologia e febre aftosa na Superintendência Federal de Agricultura, no estado do Rio de Janeiro (SFA-RJ), Paula Amorim Schiavo. No Portal CIEP, está disponível a versão mais recente desta lista de doenças, atualizada na forma da IN Mapa nº 50/2013, e também todos os instrumentos necessários para notificação: os formulários para download, instruções de uso, contato dos pontos focais e, futuramente, uma ferramenta para notificação imediata em tempo real por meio de formulário eletrônico.

“Médicos veterinários, estudantes e cidadãos enviam as informações para os pontos focais, que encaminham para a CIEP ao fim de cada mês, e, então, a informação é sintetizada, analisada e reportada na forma de relatórios. Antes, era enviado somente à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para sustentar acordos e status, e, agora, com o portal, retornará para os médicos veterinários”, esclarece Paula.

A médica veterinária da SFA-RJ acredita que conhecendo a epidemiologia das doenças mais importantes e mais frequentemente encontradas, o médico veterinário poderá tomar melhores decisões na prática clínica e se atualizar.

“Prezamos que a comunicação das ocorrências e o envio dos formulários sempre priorizem o núcleo de defesa agropecuária mais próximo da ocorrência para que sejam tomadas as medidas oficiais, se necessárias, ou as orientações específicas”, pondera Paula. No estado do Rio de Janeiro, os endereços dos núcleos de defesa agropecuária podem ser encontrados aqui.

O Portal CIEP disponibiliza também boletim histórico dos primeiros registros nacionais das enfermidades de impacto aos rebanhos nacionais; boletins anuais da ocorrência de doenças animais no Brasil, de 1971 a 1998; ferramenta interativa para consultas dinâmicas da ocorrência de doenças animais notificadas ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) do Brasil, entre 1999 e 2016; nomes e endereços eletrônicos dos representantes das equipes de epidemiologia do SVO nos estados; breve descrição sobre o Sistema de Informação em Saúde Animal (SIZ), sua legislação e formulário de notificação; Informes Zoossanitários do Brasil dos últimos 3 anos, que são publicados pela OIE; e links de base de dados relacionadas à agropecuária brasileira.